Outubro mês da luta contra o Cancro da Mama

Outubro – mês da Luta contra o Cancro da Mama, campanha internacional anual, organizada pelas maiores associações de luta contra o cancro da mama, que visa aumentar a informação e consciência sobre a doença e angariar fundos para pesquisa, prevenção e cura. Esta campanha oferece, também, informação e apoio aos afectados pelo Cancro da Mama. O objectivo deste mês, desde o início, tem sido promover a mamografia e o rastreio como o meio mais eficiente na Luta contra este tipo de cancro. Em Portugal, o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, dia 30 de Outubro, foi criado na sequência de uma Petição subscrita e entregue na Assembleia da República.

A detecção precoce/rastreio do Cancro da Mama deve ser feita com base na mamografia, realizada pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade. Idealmente, a mamografia deve ser feita anualmente. Alguns estudos mostraram que, quando a mamografia é associada ao exame clínico realizado por médico, se potencia a capacidade para a detecção precoce de problemas mamários.

SERVIÇO DE DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS MAMÁRIAS

Neste contexto, a CLÍNICA RADELFE, em associação com a CLÍNICA DA MAMA DA BOAVISTA, durante o mês de Outubro, oferece aos utentes um preço especial nas consultas de rastreio/detecção precoce do cancro da mama.

A CLÍNICA RADELFE, em associação com a CLÍNICA DA MAMA DA BOAVISTA, disponibiliza um serviço de detecção precoce de patologia mamária, a funcionar nas suas novas instalações (Praça 20 de Maio, Paços de Ferreira). Este serviço permite, num curto espaço de tempo e numa única consulta, definir um diagnóstico através de uma abordagem multidisciplinar, conjugando o exame clínico com uma segunda leitura de exames prévios ou a realização de exames imagiológicos e de biopsia mamária se necessário, terminando com a elaboração de um relatório médico escrito. A equipa médica é composta por José Luís Fougo e Fernando Osório (Cirurgia Geral), António Cardoso (Radiologia) e Álvaro Pereira da Silva (Cirurgia Plástica).

Leave a Comment