O que é o balão intragástrico ?

O balão intragástrico é um dispositivo de silicone que é inserido vazio no estômago e depois preenchido com soro fisiológico. O procedimento é realizado no regime de ambolatórioatravésdeendoscopiadigestiva sobsedação. O tratamento com balão intra-gástrico quando devidamente apoiado por programas de seguimento multidisciplinar, demonstrou ser um tratamento não cirúrgico eficaz para perder peso

Quando está indicado o tratamento do excesso de peso por balão intra gástrico?

O Balão Intagástrico está indicado em pacientes refractários a tratamento clínico prévio (dieta, modificação comportamental, fármacos) e nas seguintes condições:

Doentes que apresentem contra-indicação ou recusem cirurgia para perda de peso.
Redução do risco anestésico-cirúrgico em doentes com indicação para outro tipo de cirurgia (ortopédica) ou do risco clínico de doenças crónicas (diabetes, doenças cardiovasculares, apneia obstrutiva do sono)

Qual a eficácia do balão intra gástrico para a perda de peso ?

Os estudos clínicos revelaram uma perda de peso média de 21Kg aos 6 meses e de 31 kg ao fim de 1 ano de tratamento, o que pode permitir alcançar um peso normal em muitos casos.
Durante o tratamento será avaliado periodicamente por uma equipa multidisciplinar de modo a acompanhar um Programa Nutricional e de Modificação de Hábitos que será proposto antes da decisão da colocação do balão intra gástrico. A adesão a esse Programa é fundamental para o sucesso do tratamento a longo prazo .

Quais são as possíveis complicações do tratamento com balão intra gástrico ?

As complicações são raras, sendo o balão intra gástrico considerada uma técnica segura e de baixo risco.

Quais as vantagens do balão intragástrico ajustável em relação a outros tipos de balões intragástricos?